Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sábado, 29 de janeiro de 2011

Compostagem no Jardim de Infância (sala 1)

O nosso compostor,
desenhado pela Catarina


No âmbito do Programa Eco-Escolas e tendo o objectivo de valorizar os resíduos que produzimos na horta, cantina e espaço exterior vamos realizar a actividade de Compostagem.

No ano lectivo anterior fizemos um grande monte com os restos da horta e da relva cortada, mas não ficava nada bem na entrada da nossa horta. Apesar de tudo conseguimos um bom composto para utilizar na nossa horta. Este ano decidimos pedir ajuda à Câmara Municipal para nos ajudar na implementação deste processo fornecendo-nos ajuda técnica.

A engenheira Irene veio à nossa escola sensibilizar-nos para a selecção de resíduos e ensinar-nos a melhor forma de fazermos Compostagem. Foi divertido descobrir que podemos utilizar tantas coisas que deitamos ao lixo. Antes de ir embora prometeu-nos um compostor grande para melhorar o processo já iniciado. Passado algum tempo chegou o nosso novo compostor, todo em madeira, com uma pequena porta e uma tampa pesada.

Esta semana, aproveitando o bom tempo, fomos escolher um local adequado e com a ajuda de grandes e pequenos lá o colocamos no local escolhido. Agora só é necessário começar a recolher os restos da cozinha para lá colocar. Já organizamos tarefas e cada uma das cinco salas que se responsabilizaram pela Compostagem têm o seu dia para executar este trabalho.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

















Foi com o maior prazer que no dia 19 de Janeiro de 2011, convidámos os Encarregados de Educação e toda a comunidade educativa a participar na tradicional actividade "Cantar os Reis". A Associação de Pais juntou-se a nós nesta Comemoração, oferecendo um pequeno lanche a todos os presentes.