Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Dia Eco-Escolas no dia Mundial do Ambiente

Palestra para os alunos " Da semente à planta" pela Eng.ª Angelina Campos.
 Palestra para os alunos do 4º ano e para os avós "Recolha e conservação de sementes em modo de produção biológica".



 Eco-lanche com os avós...













Prémio da "Varanda mais Florida"

  No dia trinta e um de maio fui ao “ Festival de Jardins” com outros meninos e a coordenadora da escola, receber o prémio da varanda mais florida.
  Nós vimos maçãs: uma gigante, uma pequena e uma média e tinham um aroma muito agradável, também havia maçãs espetadas na terra com aroma.
  A coordenadora chegou e fomos  para uma sombra. A mãe da Maria e da Joana, levou-nos a ver um espanta espíritos, duas pandeiretas gigantes e mais objetos…
  Recebemos o prémio de varanda ou janela mais florida à beira da piscina. Lá, estavam o presidente da Câmara Municipal  de Ponte de Lima Engenheiro Vitor Mendes, o Presidente da Junta de freguesia da Facha, a Ministra da agricultura, mar e ambiente,Drª Assunção Cristas… Essas pessoas estiveram a falar durante um curto período de tempo, depois começaram a entregar os prémios. Começaram por entregar o terceiro prémio depois  o segundo e por fim foi o nosso. Foi a Ministra da Agricultura que nos entregou os cheques, um de duzentos euros e o outro de cem.

    Autora: Inês Lima 4º B

                                                                       


Entrega de Prémio do concurso "Ponte de Lima - Jardins, Arte e Inovação"

Na passada sexta-feira a nossa escola recebeu o 1º prémio na categoria Janela/Varanda mais Florida do concurso " Ponte de Lima, Jardins, Arte e Inovação-2012" promovido pelo Município de Ponte de Lima.
A entrega foi feita  na cerimónia de inauguração da 9ª edição do Festival Internacional de Jardins.
Foi com muito orgulho que um grupo de alunos  juntamente com a coordenadora  do nosso Centro Educativo recebeu o prémio que foi entregue pela Srª Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Drª Assunção Cristas.










terça-feira, 4 de junho de 2013

Consumir produtos da nossa horta biológica

Na semana passada consumimos na cantina alfaces e  couves de produção biológica sem resíduos de pesticidas e consequentemente melhores para a saúde e para o ambiente.  Estes alimentos foram produzidos na nossa horta biológica com a participação activa das crianças.Além dos cuidados com a horta, como regar, sachar, tirar ervas daninhas, os alunos elaboram o "Diário da Horta" onde registam as datas das sementeiras e plantações, as espécies e  o desenvolvimento dos vegetais.
As crianças  aprendem com satisfação a cultivar e valorizar o seu próprio alimento, além de compreenderem a importância de se ter uma alimentação saudável.








Dia Eco-Escolas/ Dia Mundial do Ambiente

                               Convite/Avós
 Convidam-se os avós dos alunos a participar numa eco-conversa sobre “Recolha e conservação de sementes em modo de produção biológica” orientada pela Eng.ª Agrónoma Angelina Campos, no dia 5 de junho, quarta-feira, pelas 14 horas na nossa escola. No final haverá um lanche, como habitualmente, com produtos do nosso canteiro dos aromas (chás), pão variado, compota, mel e cevada, tudo adoçado com açúcar amarelo.Para evitar situações de desperdício agradecemos que cada um traga a sua chávena e  o seu guardanapo de pano.
Este será de certeza um lanche que não contribuirá para a destruição da natureza. Não haverá embalagens plásticas, guardanapos e toalhas de papel…enfim ao encontro de hábitos antigos comprovadamente amigos do ambiente.
Cultivando esta deliciosa relação avós/netos/escola, teremos oportunidade de vivenciar momentos que serão lembrados para sempre.               

Esperamos por si…

Chegou a nossa mesa/ Jardim de Inf. Sala 4

Finalmente chegou a nossa mesa! Agradecemos às professoras Cristina e Alice, a todos os pais e avós que contribuíram para as Janeiras…





segunda-feira, 3 de junho de 2013

Manteiga de ervas aromáticas- J.Inf. Sala 4

Fizemos manteiga com ervas aromáticas
Terminamos com os derivados do leite iogurte, queijo e a manteiga.