sexta-feira, 1 de abril de 2011
Árvores autóctones em extinção/ O azevinho
Sabiam que uma semente desta planta. demora dois anos a germinar?
Fizemos reprodução por estaca
Agora desejamos que cresçam...
Jardim de Infância - Sala 4
quarta-feira, 30 de março de 2011
22 de MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA
“Se o Homem continuar a desperdiçar e a degradar os recursos hídricos, não haverá no planeta água própria para consumo humano, já em 2050.” (Fonte: ONU)
No dia 22 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Água, e na nossa escola não quisemos deixar passar essa data sem relembrar a importância que ela tem na vida e no futuro de todos nós.
Em várias reuniões da Assembleia de Alunos, foram discutidas e decididas algumas soluções para poupar água ou evitar o seu desperdício, quer na escola como em casa. Estas foram divulgadas pelo representante de cada turma na sua sala e afixadas nos espaços comuns. Nestas reuniões constatou-se que, na sua maioria, as crianças/alunos desconheciam a existência de rios ou ribeiros nas suas freguesias. Assim, decidimos que este seria o momento ideal para levar os vários grupos a conhecer o rio Tinto/Pontido que passa na Facha perto do Centro Educativo e vai encontrar o rio Lima em Vitorino das Donas.
A Sala 3 e Sala 4 do Jardim de Infância iniciaram a caminhada junto ao CEF e seguiram o rio observando as várias pontes, as árvores e outra vegetação existente com muita atenção.
A Sala 1 e Sala 2 seguiram o rio ao longo do caminho até o encontrarem novamente em Vitorino das Donas onde visitaram uma antiga serração, agora adaptada para café, e um moinho. Recolheram amostras de água, de plantas, viram a cascata e as várias entradas de água com muita curiosidade. Quando regressaram todos vinham espantados com o que tinham visto.
Aqui fica o registo fotográfico!
terça-feira, 29 de março de 2011
O dia da árvore e a criação de um mini bosque na nossa escola
No dia da árvore, demos continuidade a uma ideia surgida no Conselho Eco-Escolas: criar um espaço de sombra com um visual agradável, utilizando árvores autóctones.
Esta será uma área de lazer, onde poderemos colocar ninhos artificiais, comedouros para pássaros (muitos já elaborados pelos pais e encarregados de educação), instalar bancos de jardim, brinquedos rústicos, etc.….
No dia 21 de Março a Associação Trilhos da Seara teve a gentileza de nos oferecer muitas árvores, sendo a maior parte carvalhos, o que nos deu a possibilidade de começarmos o nosso projecto.
Com a ajuda do Sr. Paulo, motorista do autocarro e membro do Conselho Eco-Escolas, alunos, professores e assistentes operacionais plantamos as árvores, utilizando como adubo natural, o “composto” da nossa compostagem.
Foi mais um momento em que desenvolvemos acções que melhoram o desempenho ambiental da nossa escola.