Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O Magusto na nossa escola

         O dia 11 de novembro começou chuvoso e triste, mas, para cumprir com a lenda, S. Martinho brindou-nos com uma tarde de sol e aqueceu o Magusto na nossa escola.
          Depois do almoço, fizemos a tradicional fogueira onde assamos as castanhas que, acompanhadas de um copo de sumo, nos serviram de lanche. De seguida, brincamos livremente, sem nos esquecermos de "ensarranhar" as caras!










































































No dia 11 de novembro
o Magusto fomos festejar
uma fogueira e castanhas
para o dia alegrar

O Magusto começou
os meninos a saltar
foi um dia fantástico
para a criançada brincar

O Magusto acabou
que dia espetacular
foi o meu último Magusto na escola
para o ano já não vou cá estar.

Carlos
4ºA







O Magusto                                          
  Hoje, dia 11 de novembro, na minha escola, todos os alunos do pré-escolar e primária festejaram o Magusto (Dia de São. Martinho).
     Quando as aulas começaram pensei que íamos fazer alguns jogos apropriados para o Magusto, mas estava enganada, pois começamos a trabalhar, corrigindo as fichas de trabalhos de casa do dia anterior, corrigindo fichas no livro de fichas da matemática, etc…
     Após, às 10:30h alguns colegas da minha turma e eu fomos ensaiar uma espécie de teatro, uma apresentação da LENDA DE SÃO. MARTINHO. Às 11:30h apresentamos a lenda de São. Martinho, pois era muito elaborada, estava completa, e eu não sabia algumas coisas da vida do soldado Martinho.
     Depois, fomos almoçar, pois era uma comida deliciosa, era empadão de atum, mas eu achei estranho porque na ementa que se situa na porta de entrada da escola  dizia que era douradinhos com arroz seco.
     De seguida, quando fui para o recreio não parecia que tinha acontecido o milagre de São. Martinho, mas depois um grande sol resplandecente no céu brilhou, pois mais uma vez se verificou o grande milagre de São. Martinho.
     Depois com o bom tempo, eu e algumas colegas fizemos e inventamos algumas frases e provérbios sobre esta quadra festiva, a nossa professora gostou muito e eu também porque fui elogiada.
      Após, enfeitamos o caderno com coisas sobre o magusto, pois eu coloquei várias quadras e também alguns desenhos.
      Às 14:30h, fomos com o nosso cartucho para o coberto, pois era lá onde estavam as castanhas na fogueira a assar, eram deliciosas. Depois enfarruscamos a cara e a maior parte dos colegas pareciam africanos, mas eu fiz um gato, que ficou muito engraçado.
     Depois reparamos que uns colegas que já andaram na nossa escola vieram participar na nossa festa e decidimos fazer uma espécie de expiação, foi muito divertido.
     Após, tivemos uma AEC, Educação Religiosa e Católica de Moral. A professora leu-nos uma história e depois fizemos uns exercícios sobre ela. Foi muito interessante!
 Foi um dia muito diferente fizemos coisas divertidas e interessantes, mas o que se destacou foi principalmente quando o milagre de São. Martinho se realizou,
           o sol depois de tanta chuva, mais uma vez espreitou
                         e o verão de S. Martinho, como diz a lenda, voltou !!!

                                                                                                                                NÁDIA VAZ 4ºB