Os nossos Delegados de Turma
Ontem, às 11 horas, a coordenadora da escola reuniu com os delegados de turma. Juntamos na sala das reuniões onze Delegados: a Núria, a Mariana Portela, a Nádia, o Miguel Mateus, o Tiago, a Luciana, o Dinis, o Miguel Matos, a Mariana Sousa, a Mariana Meira e a Ana Luísa. Ainda estiveram presentes alguns subdelegados que pertencem ao Conselho Eco-Escolas.
A ordem de trabalhos foi a seguinte:
1. Os principais problemas da escola:
a) Quais são?
b) Sugestões para os resolver.
2. A nova sala de tempos livres
a) Regras de funcionamento
b) O que gostavam de ter nesse espaço?
3-Programa Eco-Escolas
a) Quais são os problemas ambientais que a nossa escola e a nossa comunidade tem?
b) O que podemos fazer para melhorar?
c) O que gostavam de ter dentro da escola? e no espaço exterior?
Quanto aos principais problemas da escola, os delegados nomearam os seguintes:
- Não irem para o piso de baixo nos intervalos, estragarem coisas nas salas e correrem nos intervalos no corredor.
- Abrirem mochilas de colegas.
- Uns ficarem nas salas e outros(cumprindo as regras da escola) descerem.
- No fim do almoço brincarem na cantina e fazerem muito barulho.
- Após o recreio os alunos não vão com as mãos limpas para as salas sujando os cadernos e livros.
- Verem algum lixo no chão (pacotes de leite,sacos de papel dos talheres, etc...)
- Estragarem material escolar.
- Terem Atividades Extra Curriculares na hora do almoço.
- Sentarem-se em cima das mesas, na sala de tempos livres e não darem espaço para os que querem jogar, dançar e trabalhar no computador.
- As regras devem ser iguais para todos. Por isso todos devem descer nos intervalos a não ser que estejam com o professor dentro da sala de aula.
- O refeitório é um local para almoçar e não para brincar.No final do almoço devem sair para os espaços comuns interiores, para o recreio, para a sala dos tempos livres e os do jardim para o Prolongamento.
- Criar regras para a nova sala e afixá-las para todos lerem e cumprirem.
- Pedir à Câmara Municipal para no próximo ano letivo não termos AECs na hora do almoço.
- Terem mais cuidado com a higiene das mãos.
- Ainda há algum lixo no recreio.
- Às vezes as luzes estão acesas e as cortinas fechadas.
- Algumas plantas estão com galhos partidos.
- Estouram pacotes de leite e deixam-nos ficar no recreio.
- Os ecopontos das freguesias estão cheios de lixo.
- Algumas pessoas colocam os pacotes de leite vazios no ecoponto azul.
- Há poucos Ecopontos. Por esse motivo o que está junto à escola está sempre cheio e algumas pessoas põe o lixo no chão que depois é espalhado pelos animais.
- Todas as sextas-feiras os delegados de turma por volta da 1:10h juntam-se e vão dar uma volta a todo o espaço exterior da escola e verificar se há lixo espalhado pelo chão e plantas partidas.
- Estes delegados de turma formam uma equipa que se vai chamar "Brigada verde", que vai ter como função zelar pela qualidade ambiental do espaço exterior.
- Colocar avisos em vários espaços para que haja cuidado na separação do lixo.
- Chamar atenção dos colegas das turmas para continuarem a separar o lixo e não o espalharem pelo chão.
- Bolas e raquetas novas.
- Peças de xadrez, damas e alguns tabuleiros para substituir os que estão danificados pelo uso.
- Computador (usado)
- Adereços para as danças( lenços, fitas, sabrinas...)
- Concertina ( alguns meninos sabem tocar e podiam ensinar outros)
- Uma bicicleta;
- Jogos grandes;
- Carros e camiões;
- Computador (usado).
- 1 jogo de setas;
- 1 parede para escalar;
- A mascote da horta maior, para se ver bem;
- Uma divisão no capoeiro das galinhas para colocar os pintos que saem da criadeira;
- Mais material para educação física (bolas e arcos);
- Fazer mais lagos com plantas aquáticas,rãs e peixinhos ;
- Um aquário grande com muitos peixinhos coloridos.
Concordou-se que não vai ser fácil termos tudo o que queremos mas com a boa vontade de todos, não esquecendo a nossa Associação de Pais que está sempre atenta e disponível, é possível que algumas destas ideias possam ser postas em prática.
Será que o dinheiro que iremos fazer do projeto "Criação de galinhas em contexto escolar" nos vai ajudar a termos algumas destas coisas?
Com o decorrer do tempo logo se verá...
A reunião teve a participação ativa de todos os presentes decorrendo num clima de boa disposição.
Estes momentos são muito importantes pois favorecem o crescimento dos alunos ao nível da cidadania, tornando-os gradualmente defensores das boas práticas ambientais,interventores nas decisões de grupo, contribuindo para que a nossa Escola seja o resultado da participação de todos os que dela fazem parte.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.