Visita de estudo às Lagoas de Bertiandos
No dia 4 de fevereiro, eu e os meus colegas do 4ºano, fomos às Lagoas de Bertiandos, pois no dia 2 de fevereiro foi o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Como o tempo nos impediu de ir no respetivo dia, fomos hoje.
Quando lá chegamos estivemos a apreciar uns animais que estavam embalsamados.
Após, apareceu um engenheiro que se chama Paulo, e que nos guiou por uma visita às Lagoas.
Logo de seguida, fomos dirigidos para uma sala, em que tinha cadeiras como as do cinema, daquelas que abrem e fecham. Nesse sítio vimos um filme que falava de valores da natureza, como a fauna (animais), flora (plantas) e também falou sobre acampamentos que se faziam na quinta de Penteeiros, da agricultura, das zonas de lazer… Eu fiquei tão feliz, pois no filme apareceram imagens de cavalos, o meu animal preferido.
O filme mostrou-nos que há 80 espécies de animais que estão em vias de extinção. Durante o filme reparamos que havia uma placa do Centro Educativo da Facha colocado numa das paredes da sala.
No final todos aplaudiram, por ser um filme muito interessante e com o qual aprendemos muito.
Depois o engenheiro Paulo dirigiu-nos para o ar livre, mas o que fizemos foi apreciar uma lagoa e a sua biodiversidade por um binóculo, foi muito divertido.
De seguida, fomos dirigidos para uma sala onde havia uma bacia hidrográfica que representa o nosso concelho, o concelho de Ponte de Lima. Foi muito interessante pois conseguimos descobrir a freguesia da Facha, da Seara, a casa da professora Odete, o Farinheiro, a nossa escola, etc…
Nas paredes estavam identificadas as barragens, os rios e os afluentes do Rio Lima.
Também tinha em banda desenhada com a lenda do Rio Lethes, até estivemos a relatá-la.
Estivemos a falar de um mito que é tal como uma lenda, tem uma parte verdadeira, que acreditamos e tem a outra parte que é mentira, que é inventada.
Estivemos a falar dos Romanos e dos vestígios que eles deixaram no nosso concelho ( pontes, muros, igrejas, leis, técnicas…)
Foi uma visita interessante porque todos ficamos a saber um pouco mais do meio ambiental, das zonas húmidas e do que todos devemos fazer para as preservar e proteger.
4ºB
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.