Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sábado, 9 de abril de 2011

Os Casadinhos do 2A e B / 3C




Os alunos do 2º A e os alunos do 2º B/3ºC, juntaram-se para fazer cumprir as tradições da Páscoa. Fizeram um doce tradicional da Páscoa chamado “casadinhos” para o lanche de Páscoa, de sexta-feira à tarde. O aspeto do doce é bom, esperamos que o sabor seja igualmente bom! Estamos ansiosos por provar, que até temos água na boca!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um dia especial

No dia 1 de Abril fizemos uma visita de estudo ao Porto, ao Parque da Família Blue. O Parque da Família Blue estava montado no Centro Comercial Dolce Vita. Nesse parque estavam vários jogos interactivos que nos ensinaram a utilizar as energias alternativas: energia eólica, energia solar e energia hídrica. Além disso, aprendemos a poupar energia eléctrica na nossa própria casa. Participamos em todos os jogos e ficamos colocados no 7º lugar. Pela nossa participação ofereceram-nos umas lembranças da família Blue.


Na hora do almoço fomos comer ao Mc Donald’s um Happy Meal e a sobremesa foi um cone de gelado. No fim do almoço regressamos à escola no autocarro. Foi uma visita interessante.

Texto colectivo - 3º B


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Parque da Família Blue - Eficiência Energética - Programa Eco-Escolas

No dia um de Abril fomos ao Porto, ao shopping Dolce Vita que fica junto ao estádio do dragão. Fomos ao parque da família blue, fazer actividades sobre a energia. Saímos da nossa escola às nove horas e um quarto, seguimos pela via rápida, vimos o rio Cávado e o porto de Leixões. Chegamos ao Porto, lanchamos e fomos andar nas escadas rolantes, vimos um chafariz de forma oval de onde saía água não potável. Entrámos no parque da família blue, vimos um pequeno filme e de seguida organizaram-se três grupos, cada um foi realizar diferentes jogos. Estes jogos eram sobre a importância das energias renováveis e como devemos proceder para poupar energia. Quando saímos do parque, dirigimo-nos para o Mc Donalds das Antas, comemos happy meal, bebemos coca-cola e sumo, e de sobremesa, um gelado. Recebemos um brinde: os meninos um carro e as meninas um diário em forma de bolsa. Gostamos e aprendemos muito nesta visita de estudo. Texto coletivo 3º Ano A





Na terça feira dia 5 de Março, tivemos a visita do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR no âmbito do projecto Eco-Escolas. Foi feita uma apresentação do SEPNA/GNR (forma de funcionamento, principais preocupações e resultados obtidos); conversou-se sobre a Floresta, especialmente focando a importância das espécies autóctones; fez-se uma sensibilização à prevenção e efeitos nefastos dos incêndios florestais. Por fim abordou-se a problemática da política dos Resíduos (redução, reutilização e reciclagem).

As sementeiras do 1ºA



A turma do 1º A foi à horta semear courgettes, pepinos e alfaces. Quem trouxe as sementes foram os alunos.

Agora vamos esperar pelos resultados. Quanto tempo levará?!

“Marcha Turca” de Mozart

Os pais vieram à escola... A pequena “orquesta” tocou a “Marcha Turca” de Mozart


E dançou ao som de uma música do mesmo compositor.
Jardim de Infância Sala 4

segunda-feira, 4 de abril de 2011


A visita da escritora Inês Vinagre
Hoje, veio uma escritora à nossa escola. Ela chama-se Inês Vinagre. Ela era muito nova e bonita.
Nós fizemos muitas perguntas e ela respondeu a todas.
Os meninos do 4º ano leram um poema dedicado a ela e nós batemos muitas palmas. Ela deu-nos muitos autógrafos. A escritora Inês Vinagre, veio à nossa escola, porque estamos na semana da leitura e ela escreveu um livro que nós lemos chamado “O homem da nuvem escura”.
Bruno Melo 3º C