Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lanche de Páscoa

 











Com a colaboração dos encarregados de educação,  professores, alunos e auxiliares, fizemos e comemos um lanche delicioso para encerrar o 2º período. 


  
 

FELIZ PÁSCOA


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Eco Notícias de março

No dia 17 de fevereiro colocamos 24 ovos na chocadeira. A partir do dia 10 de março começaram a nascer os pintainhos. Nasceram 11 pintainhos.

Durante este mês, as nossas galinhas começaram a pôr mais ovos. Conseguimos recolher 138 ovos.










 Temos um depósito de resíduos verdes no exterior da nossa escola. Os alunos do 4ºano pensaram num nome e numa imagem para o identificar. Este é o Ervinhas.








Já foi realizada a primeira entrega do Depositrão. Recolhemos um depositrão cheio de pequenos eletrodomésticos, 7 televisores/monitores e 15 outros eletrodomésticos.


Com a ajuda das famílias continuamos a recolher muitos resíduos para reciclagem. Registamos tudo e colocamos na porta de entrada para vos informar.









Com a recolha de pilhas ganhamos uma Wii. Já a montamos na biblioteca e os alunos do 4ºano estão a fazer a calendarização para o seu uso.



A nossa horta está a ser aumentada e melhorada. Já temos canteiros de morangos e muitas outras coisas.
Limpamos o lago e plantamos alguns agapantos. As rãs estão a acasalar e passam o dia a coaxar e a dar grandes saltos.


 



Pedimos muitos agapantos a todos os pais e já os plantamos no nosso recreio.

As árvores estão a começar a florir.








No nosso novo pomar temos: limoeiros, marmeleiros, romãzeiras, cerejeiras, nespereiras, diospireiros, laranjeiras, tangerineiras, pereiras, macieiras, damasqueiros, ameixeiras, loureiros, aveleiras, figueiras, aracás, maracujás e kiwis.





Junto ao portão de entrada dos autocarros plantamos alho francês, couves e semeamos alface. Também lá plantamos limoeiros e marmeleiros para serem colhidos mais facilmente pelas nossas cozinheiras.

Como precisamos de milho para as nossas galinhas pensamos em soluções para poupar dinheiro. Decidimos, em Conselho Eco-Escolas, semear milho no nosso recreio em consociação com feijão verde. ( no próximo mês explicamos qual o significado desta palavra.)


A maior parte destes trabalhos tem sido realizados pelos formandos do curso de Operador Agrícola, promovidos por Despertar. Formação e Psicologia Unipessoal Lda. Esta equipa de formandos é orientada pelo engenheiro Miguel Morais que faz parte do nosso Conselho Eco-Escolas.


Aderimos ao projeto “Roupas usadas não estão acabadas” fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas. Este projeto tem como objetivo a recolha de roupas, têxteis lar, calçado, brinquedos e material escolar fora de uso.
Os objetos recolhidos serão triados: os que estiverem em bom estado serão encaminhados para várias instituições; os restantes serão encaminhados para reciclagem.
As recolhas serão contabilizadas em kg. As escolas premiadas serão as que apresentarem: maior peso de recolha em termos absolutos e maior peso por aluno.

Este é o equipamento de recolha em metal, que está colocado no exterior da escola, onde podem depositar os vossos materiais.Agora só precisamos da vossa ajuda.



Todas as semanas os alunos do 3º ano registam os gastos de energia da nossa escola. Aqui estão eles depois de aprenderem a ler o contador com a ajuda do Eng. Armindo da Câmara Municipal.







Este é um dos painéis Eco-Escolas onde vamos colocando as informações e os trabalhos que vamos fazendo sobre os vários temas que trabalhamos.




Responsáveis: Protetores do Ambiente