Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Árvores autóctones em extinção/ O azevinho

Azevinhos em extinção…

Sabiam que uma semente desta planta. demora dois anos a germinar?

Fizemos reprodução por estaca

Agora desejamos que cresçam...



Jardim de Infância - Sala 4

quarta-feira, 30 de março de 2011

22 de MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“Se o Homem continuar a desperdiçar e a degradar os recursos hídricos, não haverá no planeta água própria para consumo humano, já em 2050.” (Fonte: ONU)

No dia 22 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Água, e na nossa escola não quisemos deixar passar essa data sem relembrar a importância que ela tem na vida e no futuro de todos nós.

Em várias reuniões da Assembleia de Alunos, foram discutidas e decididas algumas soluções para poupar água ou evitar o seu desperdício, quer na escola como em casa. Estas foram divulgadas pelo representante de cada turma na sua sala e afixadas nos espaços comuns. Nestas reuniões constatou-se que, na sua maioria, as crianças/alunos desconheciam a existência de rios ou ribeiros nas suas freguesias. Assim, decidimos que este seria o momento ideal para levar os vários grupos a conhecer o rio Tinto/Pontido que passa na Facha perto do Centro Educativo e vai encontrar o rio Lima em Vitorino das Donas.

A Sala 3 e Sala 4 do Jardim de Infância iniciaram a caminhada junto ao CEF e seguiram o rio observando as várias pontes, as árvores e outra vegetação existente com muita atenção.

A Sala 1 e Sala 2 seguiram o rio ao longo do caminho até o encontrarem novamente em Vitorino das Donas onde visitaram uma antiga serração, agora adaptada para café, e um moinho. Recolheram amostras de água, de plantas, viram a cascata e as várias entradas de água com muita curiosidade. Quando regressaram todos vinham espantados com o que tinham visto.

Aqui fica o registo fotográfico!

terça-feira, 29 de março de 2011

O dia da árvore e a criação de um mini bosque na nossa escola

No dia da árvore, demos continuidade a uma ideia surgida no Conselho Eco-Escolas: criar um espaço de sombra com um visual agradável, utilizando árvores autóctones.

Esta será uma área de lazer, onde poderemos colocar ninhos artificiais, comedouros para pássaros (muitos já elaborados pelos pais e encarregados de educação), instalar bancos de jardim, brinquedos rústicos, etc.….

No dia 21 de Março a Associação Trilhos da Seara teve a gentileza de nos oferecer muitas árvores, sendo a maior parte carvalhos, o que nos deu a possibilidade de começarmos o nosso projecto.

Com a ajuda do Sr. Paulo, motorista do autocarro e membro do Conselho Eco-Escolas, alunos, professores e assistentes operacionais plantamos as árvores, utilizando como adubo natural, o “composto” da nossa compostagem.

Foi mais um momento em que desenvolvemos acções que melhoram o desempenho ambiental da nossa escola.



Florestas e Homens from GoodPlanet on Vimeo.



Chegou a Semana da Leitura



Na Semana de 21 a 25 de Março, realizou-se na nossa escola a semana da leitura com muitas actividades: Leitura de histórias pelos pais e/ou familiares;







Dramatização de um teatro (J. de Infância): "O Amarelo"para todas as turmas;


Visita da Escritora Inês Vinagre;

Leitura de histórias por alguns alunos dos 8º e 9º anos;







Leitura de uma poesia pela professora Rosa Franco da sua autoria

Visita de Estudo à Resulima Turma 2A




No dia dezoito de Março, as turmas do segundo ano da nossa escola fizeram uma visita de estudo à Resulima. Na Resulima fomos acompanhados por uma engenheira que nos explicou como se fazia a reciclagem dos diferentes materiais, como se separava o lixo e onde era depositado. Vimos um camião a pesar o lixo que levava, vimos tapetes rolantes que transportavam caixas de cartão vários de plásticos e também vimos uns senhores a fazer a separação do lixo. A visita de estudo à Resulima muito interessante, divertida e proveitosa.