Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Visita de estudo a Viana do Castelo/ 4ºano A


            No dia dezasseis de maio de dois mil e treze, todos os alunos, professores e assistentes operacionais, do Centro Educativo da Facha, participaram numa visita de estudo a Viana do Castelo.
            Saímos da nossa escola às dez horas com destino à biblioteca Municipal do nosso distrito. Na biblioteca, assistimos a uma peça de teatro intitulada «O terrível guerreiro na toca da lebre» que foi muito divertida e nos ensinou que, por vezes, as aparências enganam.
            De seguida, fomos andar de barco na foz do rio Lima. Andámos no barco, durante quarenta minutos, e foi uma experiência emocionante!
            A seguir, fomos almoçar ao estádio Manuela Machado e tirámos fotografias sentados nas bancadas.
            Depois do almoço, seguimos viagem e fomos visitar o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental. Assistimos ao teatro “A aventura do golfinho Delfim” que referia formas de evitar a poluição do ambiente.
            Para terminar, fomos lanchar a Santa Luzia. Lá vimos o interior da igreja e observámos a magnífica paisagem da cidade de Viana do Castelo.
            A nossa visita de estudo foi muito proveitosa, interessante e divertida.
 Turma 4º A


Visita a Viana do Castelo/2º ano B

Ontem, dia 16 de Maio, fomos fazer uma visita de estudo a Viana do Castelo.
Fomos de autocarro, eram seis porque foram todos os alunos da escola, professores, auxiliares e cozinheiras.
Chegamos a Viana, fomos para junto da margem do Rio Lima e lanchamos. Começou a chover e fomos logo para a Biblioteca Municipal.
Assistimos ao teatro “A lebre e o terrível guerreiro”. Foi uma fábula muito bonita e interessante que nos ensinou uma lição: Devemos pensar sempre antes de agir.
De seguida, fomos visitar a biblioteca, tivemos de estar em silêncio porque estavam lá pessoas a ler. Tinha muitas estantes com livros diversos, CDS e DVDS, era grande, tinha a forma de um O.
Depois fomos andar de barco na foz do Rio Lima, foi espetacular!
Como não parava de chover fomos almoçar ao Estádio Manuela Machado.
Após, fomos visitar o CMIA, vimos a exposição sobre o mar e anfíbios e o teatro “O golfinho Delfim”. Aprendemos que não se pode poluir a água porque os animais marinhos confundem o lixo com o seu alimento e podem morrer.
Por fim, fomos a Santa Luzia, entramos no mosteiro, e o senhor padre falou connosco, e mostrou-nos a imagem da Santa Luzia.
Lanchamos e vimos a maravilhosa paisagem.
Foi um dia fascinante e divertido.



Texto coletivo 2º B








quarta-feira, 22 de maio de 2013

Visita de estudo a Viana do Castelo

Biblioteca Municipal

                                Que linda paisagem ...se vê da  Biblioteca








                                                                  Passeio fluvial






Estádio  Manuela Machado
   




Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental






                                                       
                                                                     Visita a Santa Luzia



Visita de estudo a Viana do Castelo/ 3º A

No dia 16 de maio de 2013 fomos fazer uma visita de estudo a Viana do Castelo. Saímos  às 9h30.
De manhã fomos comer o pão à beira da biblioteca a olhar para o rio Lima.Ainda de manhã, fomos à Biblioteca de Viana do Castelo. Nós vimos um teatro  " O terrível guerreiro na toca da lebre". 
Depois uma senhora mostrou-nos a biblioteca .Logo de seguida fomos andar de barco 40 minutos e passamos por baixo da ponte Eiffel. Ao meio dia tivemos de almoçar no Estádio Municipal Manuela Machado porque estava a chover.
À tarde fomos ao C.M.I.A e assistimos a um teatro que falava do ambiente e que não se devia atirar plásticos para o mar porque um golfinho podia o engolir ficava  asfixiado e podia morrer.No final fomos a Santa Luzia, lanchamos e depois fomos visitar a igreja e  rezar um pouco.Gostei muito de ir a Viana do Castelo. O que gostei mais foi de andar de barco.

Lara Rodrigues / 3º A


















Visita de estudo / 2º ano A



Visita a Viana do Castelo.
  
No dia 16 de maio de 2013, fomos a Viana do Castelo de autocarro.
Paramos na Praça da Liberdade para lancharmos.
A  seguir  ao lanche, fomos  para  a  Biblioteca  Municipal, lá  vimos um teatro “O terrível guerreiro “.
Começou o teatro com  uma  lebre  a  procurar  comida na floresta, quando ela voltou para casa tinha  à porta de casa um cartão estranho. Na casa da lebre ouvia-se uma voz estranha e a lebre ficou com medo. A lebre pediu ajuda ao leão, ao elefante, ao hipopótamo e por fim ao sapinho que só ele é que conseguiu resolver o problema dela. Gostei muito deste teatro.
Depois fomos ver a biblioteca e lá tinha estantes com muitos livros e espaços de lazer. De seguida, fomos fazer um percurso de barco que demorou 40 minutos.
Entretanto, fomos almoçar no estádio “Manuela Machado”, almoçamos lá porque estava a chover. A comida foi pão com panado, batatas fritas, água e para a sobremesa, comemos uvas e bolo da mãe do Rodrigo.
Logo depois fomos ao CMIA e vimos novamente outro teatro que se chamava “o Golfinho Delfim”. Também vimos muitos placares com imagens de rãs e um grande poço.
Dali a pouco tempo, fomos de autocarro a Santa Luzia, vimos o mosteiro, entramos lá e o Sr. Padre rezou connosco, saímos da igreja e lanchamos. Eu comprei o “Manuel e a Maria”.
Por fim, fomos embora para a escola e o que eu gostei mais foi andar de barco.

Catarina Puga       2ºA