Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Visita de estudo à Europac

        No dia catorze de abril, a turma do segundo ano, do Centro Educativo da Facha, foi visitar a Europac.
        Saímos da nossa escola e fomos, no autocarro da Câmara Municipal de Ponte de Lima, até Deocriste.
      Quando chegámos à Europac, fomos recebidos por uma engenheira chamada Ivone. Ela fez-nos uma visita guiada e mostrou-nos a fábrica. 
      Nós vimos camiões que transportavam rolos de pinheiro e eucalipto. Esses rolos eram colocados em máquinas gigantescas que lhes tiravam a casca e os transformavam em aparas e em pasta. Essa pasta dava origem ao papel castanho que era armazenado e depois transportado para ser vendido. 
         Na parte final da visita, vimos um filme muito interessante sobre o fabrico do papel. 
         Nós gostámos de ter ido à Europac ver como se fazia o papel. 
         Foi uma visita divertida e inesquecível. 

 Turma do 2º A

Lixo, lixo e mais lixo! Para onde vai tanto lixo?

      Para conhecerem a resposta a esta questão, os alunos do 1.º ano, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, visitaram a Resulima, perto de Viana do Castelo.
      Ali, ficaram a conhecer o destino e tratamento dos diferentes resíduos recolhidos na nossa região. Viram, ainda, como o "pouco lixo" que cada um de nós produz, se transforma em toneladas quando se junta o lixo diário de vários municípios.
    Foi uma visita muito importante, que permitiu a todos aperceberem-se da verdadeira dimensão do problema e, desta forma, despertar para a necessidade de fazermos o que está ao nosso alcance para mudar atitudes: reciclar e diminuir ao máximo a quantidade de lixo que produzimos.