Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas

Visita de estudo às Lagoas de Bertiandos

       No dia 4 de fevereiro, eu e os meus colegas do 4ºano, fomos às Lagoas de Bertiandos, pois no dia 2 de fevereiro foi o Dia Mundial das Zonas Húmidas. Como o tempo nos impediu de ir no respetivo dia, fomos hoje.
        Quando lá chegamos estivemos a apreciar uns animais que estavam embalsamados.
        Após, apareceu um engenheiro que se chama Paulo, e que nos guiou por uma visita às Lagoas.
        Logo de seguida, fomos dirigidos para uma sala, em que tinha cadeiras como as do cinema, daquelas que abrem e fecham. Nesse sítio vimos um filme que falava de valores da natureza, como a fauna (animais), flora (plantas) e também falou sobre acampamentos que se faziam na quinta de Penteeiros, da agricultura, das zonas de lazer… Eu fiquei tão feliz, pois no filme apareceram imagens de cavalos, o meu animal preferido.
        O filme mostrou-nos que há 80 espécies de animais que estão em vias de extinção. Durante o filme reparamos que havia uma placa do Centro Educativo da Facha colocado numa das paredes da sala.
        No final todos aplaudiram, por ser um filme muito interessante e com o qual aprendemos muito.
        Depois o engenheiro Paulo dirigiu-nos para o ar livre, mas o que fizemos foi apreciar uma lagoa e a sua biodiversidade por um binóculo, foi muito divertido.
        De seguida, fomos dirigidos para uma sala onde havia uma bacia hidrográfica que representa o nosso concelho, o concelho de Ponte de Lima. Foi muito interessante pois conseguimos descobrir a freguesia da Facha, da Seara, a casa da professora Odete, o Farinheiro, a nossa escola, etc…
        Nas paredes estavam identificadas as barragens, os rios e os afluentes do Rio Lima.
        Também tinha em banda desenhada com a lenda do Rio Lethes, até estivemos a relatá-la.
        Estivemos a falar de um mito que é tal como uma lenda, tem uma parte verdadeira, que acreditamos e tem a outra parte que é mentira, que é inventada.
        Estivemos a falar dos Romanos e dos vestígios que eles deixaram no nosso concelho ( pontes, muros, igrejas, leis, técnicas…)
        Foi uma visita interessante porque todos ficamos a saber um pouco mais do meio ambiental, das zonas húmidas e do que todos devemos fazer para as preservar e proteger.

                                                                                                                                                 4ºB


Visita à carpintaria / J.I. Sala 1

Na semana passada fomos convidados, pelo pai do nosso amigo Joaquim, a visitarmos a carpintaria onde trabalha. Claro que aceitamos logo este convite.

Na sexta-feira, durante a manhã, fomos até Ponte de Lima e descobrimos o que se faz numa carpintaria. O Sr. Carlos recebeu-nos com muita simpatia e mostrou-nos as máquinas, o armazém e o material que usam. Também nos mostrou um projeto que estavam a fazer e explicou tudo com muita paciência para todos entenderem. Claro que fizemos muitas perguntas e ele respondeu a todas. No final da visita recebemos uma bela oferta, uma moldura de madeira com a fotografia de cada um, que tiverem o cuidado de fazer para nós. Para acabar da melhor forma, o mês de Janeiro, levamos as nossas coroas e cantamos as Janeiras antes de regressarmos à escola. Aqui ficam alguns registos da nossa visita.