Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

quarta-feira, 9 de maio de 2018

A DEMOCRACIA E A LIBERDADE


No dia 26 de abril, no âmbito do tema Democracia, convidamos o nosso avô Franclim Sousa para vir à nossa turma, o 4ºA, falar sobre o 25 de abril.
Antes de ele começar a falar, fizemos uma breve apresentação: o avô tem 68 anos, dois filhos, quase cinco netos, trabalhou muitos anos como bancário, foi professor universitário e foi vereador da educação durante doze anos na Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Depois disto começou uma longa conversa sobre a história de Portugal antes do 25 de abril, desde a Monarquia à República, a passagem pelo Estado Novo, as colónias Portuguesas, a guerra colonial e o dia da Liberdade.
Falou das dificuldades que se viviam, da escassez de alimentos, do que se podia ou não se podia dizer antes da revolução.
Contou-nos como viveu o 25 de abril, o que fez nesse dia.
Explicou-nos o sentido da palavra Liberdade. Aprendemos que não nos devemos contentar com o que nos dão, devemos querer sempre mais, aceitando e respeitando os outros que estão à nossa volta.
Foi muito engraçado porque nós tínhamos preparado dez perguntas e no fim não precisamos de as fazer, já estavam todas respondidas.

Obrigado avô Franclim por nos contares a tua experiência.
Lara e Diogo