Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

quinta-feira, 14 de junho de 2018

A nossa última visita de estudo

       Os alunos do 1º ciclo do Centro Educativo da Facha, no dia 4 de junho de 2018, foram a uma visita de estudo ao Porto. Esta visita foi organizada para consolidar todos os conhecimentos aprendidos na escola.
Pelas 8h 30 saíram dois autocarros grandes e um pequeno com destino  ao Planetário. À chegada, lanchamos e depois fomos divididos em dois grupos. O grupo do 3º e 4º foi em primeiro lugar assistir à viagem do sistema solar. A sala tinha uma disposição especial: as cadeiras recostavam-se e nos podíamos ver o teto de forma curva. O senhor que estava a explicar começou a falar sobre a mitologia grega para nos explicar como se chegou ao nome de algumas constelações. Depois vimos o céu do Porto naquela noite e a relação entre planetas e estrelas. Na segunda parte da manhã fomos para um auditório ver um vídeo sobre as cores do sol e depois passamos para atividades sobre o tema.
Chegou a hora do almoço!
Na parte da tarde fomos ao World of Discoveries onde visitamos o mundo das descobertas marítimas portuguesas. Fomos acompanhados pelos capitães do navio que nos levaram ao interior de toda a história das descobertas. A visita terminou com uma viagem de barco pela África, Ásia e Brasil. De um modo geral, o melhor de tudo foi a viagem de barco.
E assim foi a nossa viagem espetacular! 



Rota dos Escritores Limianos


No dia 22 de maio a turma do 4º A do Centro Educativo da Facha participou numa atividade da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima sobre a Rota dos Escritores Limianos. À chegada, fomos recebidos pela Doutora Filipa que revelou saber muito sobre a matéria.
Na primeira parte da atividade estivemos na biblioteca a ouvir falar sobre a vida de cada um dos escritores. Desde o seu nascimento à época em que viveram, passando pela importância de cada um na sociedade, vimos e conversamos ao longo de uma hora com a projeção de um PowerPoint. Fizemos um intervalinho para lanchar e fomos visitar alguns dos locais apresentados.Entre outros salientamos a estátua do Cardeal Saraiva, depois vimos a placa do António Feijó, a estátua do Conde Aurora, o painel de azulejos do Teófilo Carneiro e por fim o chafariz evocativo ao General Norton de Matos.

Foi uma visita muito interessante e como não conseguimos ver tudo prometemos à Doutora Filipa que voltaríamos com os nossos pais.