Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A galinha pedrês - 4º ano/B



                                                     A galinha pedrês

      Na sexta-feira, dia onze de janeiro fomos à sala das assistentes operacionais, ver como se colocavam os ovos na chocadeira.

    A engenheira Lúcia explicou-nos como se procedia para que os ovos se transformassem em pintainhos, dentro da chocadeira.

    Colocaram-se vinte e quatro ovos, verificou-se com a ajuda do ovoscópio se os ovos tinham a bolsa de ar, limparam-se com algodão embebido em álcool e pôs-se uma esponja humedecida com água.

    Quando os pintainhos nascerem, (se tudo correr bem) serão colocados na incubadora. No fundo põe-se papel onde se deita a farinha de modo a que faça barulho para que eles aprendam a comer.

                                  Texto coletivo:
                                  Turma do 4ºB     





  

Visita ao Museu dos Terceiros - 4º ano/ B

Mais uma visita ao Museu dos Terceiros integrada no projeto " A Arte de Envelhecer ". Desta vez, todos os alunos aprenderam a limpar pratas com água destilada preservando e valorizando peças antigas.


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Reunião de Delegados de Turma


                                                   Os nossos Delegados de Turma

Ontem, às 11 horas, a coordenadora da escola reuniu com os delegados de turma. Juntamos  na sala das reuniões onze Delegados: a Núria, a Mariana Portela, a Nádia, o Miguel Mateus, o Tiago, a Luciana, o Dinis, o Miguel Matos, a Mariana Sousa, a Mariana Meira e a Ana Luísa. Ainda estiveram presentes alguns subdelegados que pertencem ao Conselho Eco-Escolas.
 A ordem de trabalhos foi a seguinte:

1. Os principais problemas da escola:
a) Quais são?
b) Sugestões para os resolver.

2. A nova sala de tempos livres
a) Regras de funcionamento
b) O que gostavam de ter nesse espaço?

3-Programa Eco-Escolas 
 a) Quais são os problemas ambientais que a nossa escola  e a nossa comunidade tem?
 b) O que podemos fazer para melhorar?
 c) O que gostavam de ter dentro da escola? e no espaço exterior?

Quanto aos principais problemas da escola, os delegados nomearam os seguintes:
  1. Não irem para o piso de baixo nos intervalos, estragarem coisas nas salas  e correrem nos intervalos no corredor.
  2. Abrirem mochilas de colegas.
  3. Uns ficarem nas salas e outros(cumprindo as regras da escola) descerem.
  4. No fim do almoço  brincarem  na cantina e fazerem muito barulho.
  5. Após o recreio os alunos não vão com as mãos limpas para as salas sujando os cadernos e livros.
  6. Verem algum lixo no chão (pacotes de leite,sacos de papel dos talheres, etc...)
  7. Estragarem material escolar.
  8. Terem  Atividades Extra Curriculares  na hora do almoço.
  9. Sentarem-se em cima das mesas, na sala de tempos livres e não darem espaço para os que querem  jogar, dançar e trabalhar no computador.  
Relativamente a sugestões para resolver esses problemas os delegados concordaram que:
  • As regras devem ser iguais para todos. Por isso todos devem descer nos intervalos a não ser que estejam com o professor dentro da sala de aula.
  • O refeitório é um local para almoçar e não para brincar.No final do almoço devem sair para os espaços comuns interiores, para o recreio, para a sala dos tempos livres e os do jardim para o Prolongamento.
  • Criar regras para a nova sala e afixá-las para todos lerem e cumprirem.
  • Pedir à Câmara Municipal para no próximo ano letivo não termos AECs na hora do almoço.
  • Terem mais cuidado com a higiene das mãos.
Quanto aos problemas ambientais da nossa escola e da comunidade disseram o seguinte:
  1. Ainda há algum lixo no recreio.
  2. Às vezes as  luzes estão acesas e as cortinas fechadas.
  3. Algumas plantas estão com galhos partidos.
  4. Estouram pacotes de leite e deixam-nos  ficar no recreio.
  5. Os ecopontos das freguesias estão cheios de lixo.
  6. Algumas pessoas colocam os pacotes de leite vazios no ecoponto azul.  
  7. Há poucos Ecopontos. Por esse motivo o que está junto à escola está sempre cheio e algumas pessoas põe o lixo no chão que depois é espalhado pelos animais.
 Todos os delegados deram ideias sobre maneiras de podermos melhorar esses problemas tais como: 
  •  Todas as sextas-feiras os delegados de turma por volta da 1:10h juntam-se e vão dar uma volta a todo o espaço exterior da escola e verificar se há lixo espalhado pelo chão e plantas partidas.
  • Estes delegados de turma formam uma equipa que se vai chamar "Brigada verde", que vai ter como função zelar pela qualidade ambiental do espaço exterior.
  • Colocar  avisos em vários espaços  para que haja cuidado na separação do lixo.
  • Chamar atenção dos colegas das turmas para continuarem a separar o lixo e não o espalharem  pelo  chão.  
Finalmente, abordaram  o ponto da ordem de trabalhos em que todos queriam falar:O que gostavam de ter dentro da escola? e no recreio?
Para a sala de tempos livres:
  • Bolas e raquetas novas.
  • Peças de xadrez, damas e alguns tabuleiros  para substituir os que estão danificados pelo uso.
  • Computador (usado)
  • Adereços para as danças( lenços, fitas, sabrinas...)
  • Concertina ( alguns meninos sabem tocar e podiam ensinar outros) 
 Para a sala do Prolongamento:
  • Uma bicicleta;
  • Jogos grandes;
  • Carros e camiões;
  • Computador (usado).
Para o espaço exterior:
  • 1 jogo de setas;
  • 1 parede para escalar;
  • A mascote da horta maior, para se ver bem;
  • Uma divisão no capoeiro das galinhas para colocar os pintos que saem da criadeira;
  •  Mais material para educação física (bolas e arcos);
  • Fazer mais lagos com plantas aquáticas,rãs e peixinhos ;
  • Um aquário grande com muitos peixinhos coloridos.
 
 
    Concordou-se que não vai ser fácil termos tudo o que queremos mas com a boa vontade de todos, não esquecendo a nossa Associação de Pais que está sempre atenta e disponível, é possível  que algumas destas  ideias possam ser postas em prática. 
     Será que o dinheiro que iremos fazer do projeto "Criação de galinhas em contexto escolar" nos vai ajudar a  termos algumas destas coisas? 
     Com o decorrer do tempo logo se verá...


     A reunião teve a participação ativa de todos os presentes decorrendo num clima de boa disposição.
     Estes momentos  são muito importantes pois favorecem o  crescimento dos alunos ao nível da cidadania,  tornando-os  gradualmente defensores das boas práticas ambientais,interventores nas decisões de grupo, contribuindo para que a nossa Escola seja o resultado da participação de todos os que dela fazem parte.



                                                    


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Poupar água- 4ºano/A



                                Para visualizar melhor clique em cima dos desenhos.








segunda-feira, 21 de janeiro de 2013