Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sábado, 18 de junho de 2011

Projecto Escola Viva

Os jogos lúdicos foram desenhados no chão do pátio e vão sendo pintados por todos os que querem ajudar, sempre com o empenho e orientação do Arquitecto Alcides e do Prof. Valter.
Um muito obrigada aos dois...em nome de todos os alunos da nossa escola .
Mesmo sem estarem terminados, já servem para jogar à "macaca" e inventarem brincadeiras nos rectângulos bem coloridos.


Nunca é tarde para relembrar...

O cinema veio à escola com um filme da Disney, "Gnomeu e Julieta".





Um dia diferente na sala 3 - Jardim de Infância

A mamã Marlene, veio à nossa escolinha na passada semana fazer uma sessão de meditação, no espaço da biblioteca com os meninos do jardim-de-infância da sala 3. Mas afinal o que é a meditação? É uma disciplina técnica do campo das energias que tem como grande objectivo pôr as crianças a pensar positivamente. É fundamental habitua-las a pensar naquilo que lhes traz bem-estar, para aprenderem a lidar de forma calma com os problemas que vão surgindo ao longo do seu desenvolvimento.
A experiencia foi muito agradável e imaginem só, na nossa biblioteca conseguimos ouvir o som do mar, sentir o sol na pele, ver os peixes a nadar… foi muito bom! Obrigada mamã.




Visita de estudo


Texto colectivo - 2ºA

Para uma melhor visualização clique em cima da imagem.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Visita à Casa das Torres - Facha

No dia 13 de Junho fomos visitar a Casa das Torres, um edifício com mais de 250 anos. Nesta bela propriedade vive o nosso amigo Manuel com a sua família, que se disponibilizou para nos receber e mostrar a propriedade. Logo que chegamos a D. Cláudia e o Sr. Malheiro receberam-nos no jardim junto à piscina. Depois de muita brincadeira fomos procurar os gansos que andavam soltos e estavam escondidos nas ervas altas. A seguir fomos ver o tanque com os peixes do Manuel. Ele mostrou-nos onde estavam escondidos os peixes pequeninos e disse-nos que foi o pai que lhos deu. Antes de regressar à escola fomos cantar os parabéns ao Manuel, comer uma fatia de bolo e beber um sumo. A mãe do Manuel ofereceu-nos balões e umas lembranças para brincarmos depois. Gostamos muito da visita.
No dia seguinte falamos da visita e descobrimos que todos tinham gostado muito de ver os gansos. O João Pedro disse que com a pena de ganso que levara para casa tinha conseguido escrever, como faziam as pessoas de antigamente. O Francisco ficou a saber que aquela casa bonita, que ficava perto da casa dele, afinal não era uma igreja. Ainda falamos da história da nossa freguesia e das pessoas antigas que tinham vivido antes de nós.

Aqui ficam algumas imagens da nossa visita.
Sala 1 JI

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia Eco Escolas e um lanche em família.

Convite para os avós

Convidam-se os avós dos alunos a participar numa conversa informal sobre “Agricultura Biológica”, orientada pela Eng. Irene Lourenço, no dia 20, segunda-feira, pelas 14 horas na nossa escola. No final haverá um lanche já com produtos da nossa horta (chá e compotas) para além de pão variado mel e cevada, tudo bem adoçado com açúcar amarelo.
Para evitar situações de desperdício agradecemos que cada um traga a sua chávena e um guardanapo de pano.
Este será de certeza um lanche que não contribuirá para a destruição da natureza. Não haverá embalagens plásticas, guardanapos e toalhas de papel…enfim ao encontro de hábitos antigos comprovadamente amigos do ambiente.
Cultivando esta deliciosa relação avós/netos/escola, teremos oportunidade de vivenciar momentos que serão lembrados para sempre.
Esperamos por si!