Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Ontem tivemos uma visita....

A Drª Susana Lopes (Médica Veterinária) da AMIBA, esteve na nossa escola para confirmar a certificação das nossas galinhas.Verificou a anilha e confirmou se tinham o número de registo e a letra PP(pedrês portuguesa).
No final ainda houve tempo para mostrar às turminhas do Jardim de Infância e aos Delegados de turma  a diferença entre um ovo com pintainho ( mancha escura ) e outro sem pintainho (clarinho)






Já há novidades...

 Já nasceu o primeiro pinto... é filho do  galo e da galinha pedrês, é preto com umas manchas amarelas, nasceu bem e é uma alegria para todos!



O primeiro já foi para a criadeira...


e aguardamos o nascimento de mais pintainhos.


Jardim de Infância / Sala 2

Todas as terças-feiras vamos ao capoeiro dar de comer às nossas galinhas.No fim  fazemos a recolha dos ovos das galinhas poedeiras e das pedreses.











 Depois registamos o número de ovos recolhidos e o tipo de alimentos que escolhemos para lhes dar (erva, couves, restos de comida, milho, farinha e água) no dossier "Recolha de ovos e alimentação das galinhas". Os nossos amiguinhos das outras salas do Jardim e do 1º ano também fazem o mesmo  em dias  da semana diferentes.
A turma do 4º ano/B faz as contas dos ovos recolhidos e até faz um gráfico para vermos quem põe mais ovos...se as poedeiras ou as pedreses...



 



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Visita /Jardim de Infância da Correlhã

Os meninos e meninas do Jardim de Infância da Correlhã vieram "Cantar os Reis" aos amiguinhos do Jardim de Infância da nossa escola.No final comeram bolo de chocolate confecionado com ovos das nossas galinhas e ainda houve tempo para a brincadeira.Foi uma manhã muito divertida! 
Obrigado pela visita.


 





Os ovos da chocadeira

Os  ovos das nossas galinhas já estão há 18 dias na chocadeira. Na passada sexta-feira fomos observá-los. A sala estava escura para vermos melhor o que se passava dentro dos ovos. Alguns meninos colocaram a mão para sentir o calor. Depois pegamos num ovo, colocamos em cima de uma flanela e com o ovoscópio conseguimos ver uma massa  grande e escura  que se movimentava. Hoje, vamos desligar o motor de volteio (que faz virar a chocadeira) e retirar as ripas que separam os ovos...depois é só esperar para ver o que vai acontecer...