Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Componente de Apoio à Família na nossa escola.

Depois de uma manhã  espetacular passada na  praia  e de um bom descanso no final do almoço,  nada melhor que um banho de piscina na escola para refrescar e alegrar a pequenada  no tempo da Componente de Apoio à Família.




Visita aos CTT - Jardim de Inf. Sala 1

                                    VISITA AOS CTT DE VIANA DO CASTELO

No dia 19 de Junho, os meninos e meninas da sala 1, foram visitar os CTT de Viana do Castelo, onde trabalha a mãe do Miguel e da Verónica.
A D. Cristina e o Sr. Fernando, que nos acompanharam durante toda a visita, estavam à nossa espera para nos mostrar como se separava o correio. Eles disseram-nos que todas as manhãs, muito cedinho, chegava um camião cheio de cartas e encomendas. Os carteiros, que são os senhores e senhoras que entregam o correio às pessoas, tinham que separar tudo de acordo com o código postal e pôr em cestos. Depois tinham que separar ainda mais e colocar cada carta numa prateleira, onde estava o número da porta de quem a ia receber. Todas as cartas para a mesma pessoa eram colocadas na mesma prateleira. Quando acabavam de separar o seu correio, os carteiros faziam um grande embrulho com as cartas que tinham de distribuir e começavam o seu giro, que é a volta que cada um tem que dar.
Depois chegou uma carteira, que já tinha acabado o seu giro, na bicicleta em que distribuía o correio. Nunca tínhamos visto uma bicicleta assim e ficamos muito admirados.
Para acabar a visita recebemos uma cartinha com o seu nome e uma oferta especial.

Para tornar este dia mais especial fomos lanchar à praia Norte e almoçamos no McDonalds. A caminho da escola fomos visitar o Sr. Magalhães que nos mostrou os patos e nos deixou brincar com o seu cão.





quinta-feira, 27 de junho de 2013

O lago da escola

Durante o 3º período, desenvolvemos a atividade "Ampliar e melhorar os pequenos charcos do recreio" planificados no Plano de Ação da Eco- Escolas. Uma intervenção que se tornou num pequeno projeto com várias etapas: pesquisa de tipos de lagos, vegetação apropriada e animais existentes em charcos/ lagos; elaboração de vários projetos para seleção; visita a lagos particulares; reformulação dos projetos existentes e seleção pelos delegados de turma; escolha de materiais e de pessoas para ajudar na execução; execução e inauguração.
Desta forma, tentamos desenvolver na comunidade educativa  uma consciência ambiental de preservação do ambiente e da defesa da biodiversidade local.




  Inauguração do lago no dia mundial da criança.




Exposição de sementes/ Eco- Escolas

Com o objetivo de criar um Mini Banco de Sementes, muitas foram as atividades realizadas ao longo do ano  na nossa escola. Um banco de sementes armazena sementes de modo a evitar que certas culturas desapareçam.Os bancos de sementes também podem ser uma opção para agricultores familiares que desejam ser independentes em relação às empresas produtoras de sementes, produzindo as suas próprias sementes de qualidade e conservando as sementes nativas
Organizamos uma  exposição de sementes de flores, frutos, legumes, árvores... com a colaboração dos pais e  familiares dos alunos. As sementes estão identificadas com  o nome, a freguesia e o ano de recolha, dados muito importantes para a criação do Mini Banco de Semente. Já temos algumas sementes de pencas, couve galega, alho francês, favas...recolhidas na nossa horta.


















"A Magia dos Sonhos"- 2º ano

Um cavalo na escola







Ser bailarina...



                                                   Editar um livro...

                                           


                                                   Ter um salão de jogos na escola...




                                               Desfilar na passerelle...





   
                                        Ser guitarrista ...


                                           Ser baterista...




                                           Ter uma piscina na escola...



Jogo de futebol...

Motocross...


Divulgar o projeto na rádio...


Sonhos realizados...obrigado!



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto Empreendedorismo - 2º Ano

As turmas do 2º ano expuseram os trabalhos realizados no âmbito do projeto Empreendedorismo- "A magia dos sonhos".

Motocross
Piscina na escola
Jogo de Futebol
Paraíso da  Música

Um cavalo na escola
Salão de jogos
Era uma vez  cinco leitores
Vamos fazer um livro


"Cientista por um dia"

Os alunos do Pré escolar e do 4º ano da nossa escola, participaram na atividade "Cientista por um Dia" integrada na Semana Cultural do nosso Agrupamento.









Visita ao Festival de Jardins/ Jardim de Infância

Os meninos e meninas do Jardim de Infância visitaram o Festival de Jardins de Ponte de Lima. Passaram uma manhã muita divertida e ecológica.