Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A casinha de arrumos da Horta Biológica

A nossa casinha quando chegou...


Temos uma casinha de arrumos, oferecida pela Associação de Pais. Serve para guardar as alfaias agrícolas da nossa horta e para tornar o espaço exterior mais alegre e acolhedor.




Em fases de decoração...



Plantámos ervas aromáticas tais como:alfazema,alecrim,cebolinho, hortelã
normal , hortelã marroquina,tomilho limão,segurelha e santolina. Semeámos também manjerico,alfádega e cebolinho.

Dependurámos vasos com sardinheiras , petúnias e um ninho artificial . À entrada está a mascote da nossa Horta - "A Joaninha" elaborada e oferecida por um Encarregado de Educação.



Hoje está assim... bonita, florida e acolhedora à espera de ser utilizada.


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Participação no Concurso Escola Alerta



A turma do 3º/B, sensibilizada para questões relacionadas com a deficiência motora, participou na elaboração do trabalho "Escola Alerta". Este trabalho envolveu recolha de informação,observação dos diferentes espaços da nossa escola,simulação/vivência de limitações motoras e apresentação de propostas facilitadoras do quotidiano neste Centro Educativo.
No dia 3 de Maio, a turma deslocou-se ao Governo Civil de Viana do Castelo,para receber o prémio e diploma pela participação neste concurso .
As crianças, regressaram ao fim da tarde, felizes com este momento de reconhecimento pelo seu trabalho.

Visita à A.C.E.P.

Na visita à A.C.E.P. (Associação Cultural de Educação Popular)os alunos tiveram uma participação activa nas diferentes actividades proporcionandas pelos técnicos: teatro,atelier de pintura,ludoteca...

Nos contextos referidos e no almoço/convívio os alunos manifestaram atitudes comportamentais positivas e competências funcionais.
Este foi mais um momento agradável de aprendizagem.



domingo, 8 de maio de 2011

Visita de Estudo - Sea Life e Casa da Música

No dia 6 de Maio, as crianças do Jardim de Infância do Centro Educativo da Facha realizaram uma visita de estudo ao Porto.
Durante a manhã visitamos o Sea Life onde vimos tubarões, raias, tartarugas, peixes grandes e pequenos, medusas, cavalos marinhos e muitas outras coisas. Antes de sairmos participamos num workshop sobre poluição em que mostramos os nossos conhecimentos acerca da separação do lixo.
O almoço realizou-se no Parque da Cidade onde houve tempo para umas corridas e jogos de escondidas.
À tarde fomos visitar a Casa da Música. Fizemos uma visita guiada percorrendo todo o edifício e as suas salas de várias cores. A sala cor de laranja foi a preferida de todos, com o seu anfiteatro em que se podia escorregar e o chão que fazia ruídos quando caminhávamos.
No final da tarde regressamos à Facha e no autocarro foi uma animação. Depois de muitas cantigas e conversa o cansaço acabou por ser mais forte e alguns chegaram à escola a dormir. Foi um dia muito bem passado.