Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Baptizado da Clarinha - Sala 1 - JI

No final de Janeiro chegou uma surpresa à nossa sala : uma "menina" de pele castanha, cabelo encaracolado e cheiro a chocolate. Então, todos pegaram, cheiraram, mimaram e disseram que era bonita , que cheirava bem e que tinha o cabelo igual ao do Francisco. Esta boneca foi adoptada por todos e passou a fazer parte do dia-a-dia da sala.
Mas à pergunta "Como se chama a boneca?", a resposta era "Ainda não sabemos, mas vamos arranjar-lhe um nome!". Depois de muito adiar, escrevemos no quadro "Amanhã, dia 15, vamos escolher um nome para a nossa bebé.", e assim aconteceu. Nesse dia conversamos, sugerimos e fizemos uma votação para decidir qual o nome. O nome vencedor foi Clarinha.
Logo alguém sugeriu "Agora é preciso baptizá-la". Num instante se decidiu quem eram os pais, os padrinhos, os avós, o Sr. Padre, os tios, os primos, os amigos, qual a ementa e o material necessário. E foi assim que, no dia 18, pelas 15 horas, depois de muitos preparativos, com a ajuda das tias e das amigas, foi realizado o baptizado da Clarinha.



Vitória Vitória, acabou de forma docinha o Baptizado da Clarinha!

Hoje à tarde...


No dia vinte e quatro de Fevereiro, nós, alunos do 3º A e os meninos da sala 1 do jardim de infância, fomos apanhar folhas secas, fetos, pequenos paus, cascas de eucalipto para colocarmos no compostor que está situado na nossa horta biológica.
Apanhámos também algum lixo: sacos de plástico, papéis, vidros...que pessoas inconscientes, inimigas da natureza, ali deixaram.
Os pequeninos surpreenderam-nos porque trabalharam com muito entusiasmo.
Colocámos as folhas no compostor e remexemos para misturar com as cascas e legumes que lá estavam.
As minhocas vão ter de trabalhar muito para transformar as cascas e folhas em composto que vai servir de alimento às plantas da nossa horta.
As plantas vão ficar felizes e quem as comer vai ter mais saúde.
Nós adoramos este dia porque foi uma aula diferente dedicada ao ambiente.


Texto colectivo dos alunos do 3º A - CEF

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Baptizado da Clarinha


No dia dezoito de Fevereiro, a nossa turma (2º A) foi assistir ao baptizado da Clarinha que se realizou na sala 1 (turma da Educadora Helena), pelas quinze horas.
Nesse mesmo dia, de manhã, recebemos o convite entregue por duas meninas do Jardim de Infância.
À tarde, dirigimo-nos à sala 1 e fomos recebidos pelos “pais” da Clarinha (Francisco e Catarina), pelo “senhor padre” (Miguel), pelos “padrinhos” (Cristiano e Vanessa) e pessoas amigas. Assistimos então, à representação do baptizado e gostámos muito de ver o senhor padre a deitar água na cabeça da Clarinha e ela nem chorou (porque era uma boneca).
A seguir, cantámos os parabéns e fomos para a mesa comer o bolo. Lá havia coisas deliciosas: um bolo de chocolate, com cobertura de morangos, cocos, bolachas…
Na despedida, a “mãe” da Clarinha ofereceu-nos rebuçados e nós agradecemos o convite.
O baptizado da Clarinha foi espectacular.

Plantação de árvores autóctones - Projecto Eco-Escolas

A turma do 2º e 3º anos colaborou na plantação de oliveiras gentilmente oferecidas por um encarregado de educação da turma.
A acção decorreu no âmbito do Projecto de estabelecimento Escola Viva em articulação com o Projecto Eco-Escolas, envolvendo mais uma vez a comunidade no embelezamento e valorização do espaço exterior.

Projecto de Intervenção de Obesidade Infantil


No âmbito do Projecto de Intervenção de Obesidade Infantil da unidade de cuidados da comunidade Saúde Mais Perto de Ponte de Lima, realizou-se no dia 21, para as turmas do 1º ano, um conjunto de jogos relacionados com a importância da alimentação, higiene oral e exercício físico.
A acção contou com a colaboração da Drª Catarina Martins - nutricionista do Centro de Saúde e da Enfermeira Elsa Cerqueira que proporcionaram aos alunos um momento agradável de aprendizagem.

“Olimpíadas Aquáticas”

No dia 27 de Janeiro, alguns alunos participaram nas “Olimpíadas Aquáticas”, organizadas pela APPACDM.
Comentários dos alunos, durante as actividades:
“Naquela equipa estão os meus amigos de Arcozelo. Ah! … Aquele de touca amarela é meu vizinho”! (Daniel Lima)
“O Luís é meu amigo.” (Francisca Spiessens)
“ Vês Quica tens de acertar nas garrafas e eu tenho de mergulhar” (José Pedro Soares)
“Os nossos miúdos estão a portar-se bem… “ (Diogo Santos)
“ Ouve, ouve …Tem música!” (Luís Filipe Lima)

“O desporto consegue unir as pessoas como mais nenhuma actividade. O desporto pode fazer surgir a esperança onde havia desespero. O desporto elimina os obstáculos raciais. O desporto ri da discriminação. O desporto fala às pessoas numa linguagem que todos podem compreender” (Nelson Mandela)