Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O passeio a Oliveira de Azeméis

No dia sete de Outubro fomos a Oliveira de Azeméis, receber a bandeira eco escolas.
Fomos pelo Porto, passamos pela ponte de Arrábida sobre o rio Douro, seguimos em direção a Estarreja e por fim chegamos a Oliveira de Azeméis.
Quando chegamos a coordenadora Odete perguntou:
-Querem ir à casa de banho? - e nós respondemos:
-Sim queremos.- Seguimos em direção ao continente, entramos e a professora Alice disse-nos que ficava na porta à nossa espera. Quando eu e a Cecília saímos, os rapazes estavam a brincar no computador de seguros, a coordenadora Odete achou graça, e tirou-nos uma fotografia.
Em seguida, fomos para umas escadas que estavam à beira de um pavilhão; de lá vimos seis bonecos que se chamavam: Capitão Fluxo, Grandão, Luzinhas, Depositrão e o Fresquinho. Ficamos com curiosidade e pedimos à coordenadora Odete, à professora Alice e à dona Júlia se podíamos ir lá vê-los e elas concordaram; lá fomos nós. Quando chegamos ao pé deles o Capitão Fluxo deu-nos um livro de banda desenhada que tinha alguns passatempos e nós dissemos:
-Obrigado Capitão Fluxo! – e começamos todos às gargalhadas. A professora Alice perguntou:
-Meninos, querem ir àquela tenda da tropa?
-Sim, queremos!
Ao entrar, reparamos que havia um cheiro esquisito, eram os insufláveis porque eram feitos de plástico, mas nós não nos importamos e continuamos a brincar.
-Meninos e meninas venham ver as exposições - disse a professora Alice.
A minha preferida foi uma casa portátil, pequena que tinha painéis solares. Seguimos para o pavilhão.
Para lá chegarmos tínhamos de descer umas escadas, à beira dessas escadas havia um jardim, onde tinha ventoinhas que forneciam energia eólica.
Estávamos já perto do pavilhão, reparamos que estava lá uma carrinha toda colorida, nós ficamos com curiosidade e pedimos à professora Alice se podíamos entrar, ela disse que sim.
Todos contentes entramos mas tivemos de aguardar um pouco. Havia jogos de computador sobre: energia, ambiente, reciclagem, RRRRs etc… fomos para o primeiro jogo que nos apareceu à frente.
Saímos da carrinha fomos diretos ao pavilhão; entramos, eu e a Cecília começamos logo a observar e também a pegar em quase tudo, eu ainda consegui fazer um puzzle.
Saímos do pavilhão, fomos para a carrinha da escola pousar as nossas coisas, vestimos a t-shirt e fomos buscar o almoço.
Instalamo-nos no chão em cima de uma manta, a nossa comida foi: um pão com um panado, bolo, uvas e a bebida foi água.
Em seguida, fomos para o pavilhão de desporto, porque era lá que se ia realizar a festa. A primeira atuação foi magnífica, a segunda nem tanto, mas a minha preferida foi a primeira.
Quando chegou a hora de receber a bandeira eu e a Cecília ficamos nervosas, mas só um bocadinho de nada; a coordenadora disse:
- Jéssica e Cecília vamos lá.
Nós ainda tivemos de esperar muito porque afinal eram quase todas as escolas do país. Quando chegou a nossa vez subimos ao palco e recebemos a bandeira.
De regresso a casa estávamos todos contentes até tiramos uma fotografia com a bandeira. Na carrinha vínhamos muito felizes com a bandeira na mão.
Foi assim que correu o nosso dia maravilhoso!

Jéssica - 4º ano A







quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jardim de Infância - Sala 1

Este ano recebemos na nossa sala muitos meninos e meninas de três anos.Tem sido para os colegas mais velhos uma grande responsabilidade apresentar-lhes, sempre com muita alegria, a sala, os materiais e as várias actividades que podemos realizar. Já fizemos muitas coisas, ficamos vaidosos com os resultados e no dia seguinte queremos fazer mais.

Aqui ficam algumas fotos para partilharmos o que vamos fazendo.