Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"Dia Eco - escolas"

No dia 14 de junho comemoramos o dia Eco-escolas. De manhã hasteamos a bandeira que no passado dia 7 de outubro fomos orgulhosamente receber a Oliveira de Azeméis. Esta cerimónia teve a presença da Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Ponte de Lima Eng.ª Estela, da Eng.ª Fátima Fernandes nossa parceira do projeto eco-escolas da C.M.P.L., da direção do nosso Agrupamento, do conselho eco escolas do ano letivo anterior e de toda a comunidade escolar do nosso estabelecimento. De tarde tivemos a presença do Engenheiro Joaquim Cerqueira da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima para uma palestra na nossa biblioteca destinada aos avós dos alunos, intitulada " Aves autóctones de capoeira". Seguidamente fez-se a inauguração do capoeiro junto à horta biológica, na presença de toda a comunidade escolar e de cerca de trezentos avós. No final alunos, avós, professores, assistentes operacionais e cozinheiras juntaram-se no refeitório para um eco-lanche onde não faltou chá, cevada, pão variado, tostas, compotas(maça, pêra, framboesa, amora, groselha, cereja),bolos e bolachinhas tudo adoçado com açúcar amarelo. Cultivando esta deliciosa relação avós/netos/escola, tivemos oportunidade de vivenciar momentos que serão lembrados para sempre.




quarta-feira, 20 de junho de 2012

Feirinha de Produtos Biológicos e Reciclados


Partilha de Trabalhos - Pré escolar/1º Ciclo

Na continuidade dos trabalhos de articulação que se tem feito ao longo do ano letivo, os alunos do pré escolar e 1º ciclo reuniram-se na biblioteca, para partilhar os trabalhos desenvolvidos pelas diferentes turmas, no âmbito dos projetos de estabelecimento:" Eco-escolas" e "Escola Viva".
 Foi uma tarde de partilha de experiências pedagógicas que  vem sendo assumida, progressivamente na nossa escola, como a melhor plataforma de registo das actividades e aprendizagens escolares, contando com a participação de todos os alunos, professores e educadoras do nosso estabelecimento de ensino.












domingo, 17 de junho de 2012

"A importância ecológica das borboletas"

No  dia 11 de junho, esteve na nossa escola a Prof. Conceição Sá, coordenadora do projeto " Nas Asas da Borboleta " do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, para uma eco-conversa com os alunos do 4º ano sobre " A importância ecológica das borboletas".
 Tivemos oportunidade de observar e identificar algumas das espécies de borboletas existentes em Portugal  e conhecer os quatro estádios de desenvolvimento da borboleta : ovo, lagarta, crisálida e insecto adulto.As borboletas são bioindicadores da qualidade ambiental e tal como as abelhas polinizadoras .
A Prof. Conceição trouxe uma "casinha" com funcho, arruda, lagartas e  para nosso espanto e surpresa quase que assistíamos ao nascimento de uma borboleta!
 Ainda tivemos oportunidade de lhe vermos as asinhas a sair...
No final ofereceu-nos uma lagarta que estava no meio de funcho e pediu-nos  para termos muito cuidado com ela. 
Como as aulas do 1º Ciclo já terminaram a lagarta passou para o Jardim de Infância e já fomos ao nosso canteiro das ervas aromáticas buscar mais funcho para ela comer.
Ficamos a saber muitas coisas sobre as borboletas. Para o próximo ano letivo podemos colocar na nossa escola plantas que possam atrair as belas borboletas para colorir ainda mais o nosso jardim.