Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Global Action Days / Dia Mundial da Terra


     
Participamos no Global Action Days com o tema “Da terra para a mesa”, apresentando um dia das rotinas dos alunos da nossa escola que se centram na valorização da Terra, nosso planeta e da terra nosso solo.
No âmbito do projeto Eco-Escolas, os alunos desenvolvem rotinas diárias que são partilhadas pelas onze turmas (7 do primeiro ciclo e 4 do pré-escolar) na criação das galinhas pedreses (raça autóctone): recolha dos ovos, alimentação das galinhas e dos pintos da criadeira, registos de ovos e ninhadas do galinheiro e da chocadeira; no lago dos peixes/rãs e no lago dos patos reais: manutenção, alimentação dos animais, observação dos animais e do processo de metamorfose; na horta e estufa: sementeira, plantação,  compostagem, manutenção, colheita…; na promoção de uma alimentação saudável: consumo na cantina da escola, dos alimentos produzidos e funcionamento da Brigada da Cantina.

Todas estas atividades práticas são desenvolvidas a nível curricular nas diferentes disciplinas, permitindo aos alunos desenvolver competências significativas nos domínios do saber, do saber ser e do saber fazer. Permite também a aquisição de valores e hábitos de cidadania por parte de toda a comunidade escolar, o envolvimento da comunidade, a mudança gradual de hábitos tanto nos alunos como nas famílias.

Estes projetos têm contribuído para uma educação participada, onde as crianças são felizes a concretizar os seus sonhos, numa escola onde educar é criar cidadãos cada vez mais conscientes dos seus direitos e responsabilidades no respeito e na preservação do ambiente.

Rotinas diárias dos alunos da nossa  Escola:
Alimentar as galinhas pedreses (raça autóctone);
Recolher os ovos e preencher a grelha na capa  de registos;
Controlar os ovos da chocadeira (temperatura, humidade, fecundação (verificar com ovoscópio)
Alimentar os peixes do lago;
Alimentar os patos reais;
Cuidar da horta e da estufa (semear, plantar, limpar, tratar, regar...)
Colher os produtos para consumir na cantina (leguminosas, couve, cenoura, batata, alface, morangos…)
Funcionar a  Brigada da cantina;
Recolher os resíduos da cantina para a compostagem;
Brincar no espaço de recreio.
























Podem ver o nosso e outros trabalhos na  página Global Action Days da ABAE 

Surf e Bodyboard

O Centro de Formação Desportiva (CFD) de Surf da Escola Secundária de Monserrate, uma entidade do Desporto Escolar que tem por missão proporcionar a iniciação nas modalidades de surf e bodyboard , de forma gratuita, aos alunos dos estabelecimentos de ensino nacionais, convidou os alunos do 4º ano da nossa escola para participarem numa aula. 

No dia 23 de abril os alunos do 4ºB e no dia 26 de abril os alunos do 4ºA, deslocaram-se até à praia do Cabedelo, onde puderam ter uma experiência que ficará marcada na sua memória e quem sabe até vir a ter alguns deles como praticantes destas modalidades.













quinta-feira, 26 de abril de 2018

Viva a Liberdade

A importância da Revolução de 25 de abril de 1974, conhecida como a Revolução dos Cravos, relembrada e representada na entrada da nossa escola.



VIVA A LIBERDADE!