Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

quarta-feira, 30 de março de 2011

22 de MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“Se o Homem continuar a desperdiçar e a degradar os recursos hídricos, não haverá no planeta água própria para consumo humano, já em 2050.” (Fonte: ONU)

No dia 22 de Março comemorou-se o Dia Mundial da Água, e na nossa escola não quisemos deixar passar essa data sem relembrar a importância que ela tem na vida e no futuro de todos nós.

Em várias reuniões da Assembleia de Alunos, foram discutidas e decididas algumas soluções para poupar água ou evitar o seu desperdício, quer na escola como em casa. Estas foram divulgadas pelo representante de cada turma na sua sala e afixadas nos espaços comuns. Nestas reuniões constatou-se que, na sua maioria, as crianças/alunos desconheciam a existência de rios ou ribeiros nas suas freguesias. Assim, decidimos que este seria o momento ideal para levar os vários grupos a conhecer o rio Tinto/Pontido que passa na Facha perto do Centro Educativo e vai encontrar o rio Lima em Vitorino das Donas.

A Sala 3 e Sala 4 do Jardim de Infância iniciaram a caminhada junto ao CEF e seguiram o rio observando as várias pontes, as árvores e outra vegetação existente com muita atenção.

A Sala 1 e Sala 2 seguiram o rio ao longo do caminho até o encontrarem novamente em Vitorino das Donas onde visitaram uma antiga serração, agora adaptada para café, e um moinho. Recolheram amostras de água, de plantas, viram a cascata e as várias entradas de água com muita curiosidade. Quando regressaram todos vinham espantados com o que tinham visto.

Aqui fica o registo fotográfico!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.