Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

domingo, 17 de junho de 2012

"A importância ecológica das borboletas"

No  dia 11 de junho, esteve na nossa escola a Prof. Conceição Sá, coordenadora do projeto " Nas Asas da Borboleta " do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, para uma eco-conversa com os alunos do 4º ano sobre " A importância ecológica das borboletas".
 Tivemos oportunidade de observar e identificar algumas das espécies de borboletas existentes em Portugal  e conhecer os quatro estádios de desenvolvimento da borboleta : ovo, lagarta, crisálida e insecto adulto.As borboletas são bioindicadores da qualidade ambiental e tal como as abelhas polinizadoras .
A Prof. Conceição trouxe uma "casinha" com funcho, arruda, lagartas e  para nosso espanto e surpresa quase que assistíamos ao nascimento de uma borboleta!
 Ainda tivemos oportunidade de lhe vermos as asinhas a sair...
No final ofereceu-nos uma lagarta que estava no meio de funcho e pediu-nos  para termos muito cuidado com ela. 
Como as aulas do 1º Ciclo já terminaram a lagarta passou para o Jardim de Infância e já fomos ao nosso canteiro das ervas aromáticas buscar mais funcho para ela comer.
Ficamos a saber muitas coisas sobre as borboletas. Para o próximo ano letivo podemos colocar na nossa escola plantas que possam atrair as belas borboletas para colorir ainda mais o nosso jardim.




















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.