Páginas

Centro Educativo da Facha

Centro Educativo da Facha

domingo, 15 de maio de 2011

Visita aos Patos-reais

No dia 13, durante a manhã, os meninos e meninas da sala 1 e da sala 2 do Jardim de Infância, foram a Vitorino das Donas, à casa do Sr. Magalhães, para conhecerem os patos-reais que vivem no seu quintal. Foi um dia diferente em que viram, tocaram, alimentaram e passearam entre estes animais sem que eles fugissem ou se assustassem. Aqui fica a descrição e as fotos desta visita.

Texto Colectivo

Hoje fomos a casa do Sr. Magalhães e da D. Júlia para vermos os patos-reais. Logo que chegamos vimos uma pata no ninho a chocar os seus ovos. Ela saiu do ninho e fomos espreitar os ovinhos. Tinha muitos. Os patos andavam soltos e estavam juntos com as galinhas e os patos brancos e pretos. Primeiro estavam a passear, a comer ervinhas e a beber água de um rego estreito. O Francisco e a Letícia perguntaram o que comiam e o Sr. Magalhães disse-nos que os patos comiam milho mas que gostavam muito de laranjas e tangerinas. Começou a abrir laranjas, que tinha num balde, atirava-as para o chão e os patinhos vinham comer. Havia machos, fêmeas e muitos patinhos pequeninos. Uma fêmea só tinha um patinho, nasceu ontem, e andava a passear com ele longe dos outros. O Sr. Magalhães disse-nos que os patos eram selvagens e que iam embora quando queriam porque voavam muito bem. Mas gostavam de lá viver porque costumavam regressar.

O João Luís e o Vítor queriam saber para que servia a rede e a casinha que estava ao fundo do terreno. Então fomos lá dentro ver um tanque onde tinha mais patos-reais. A D. Júlia deu-nos milho e nós atirámos para o tanque para os patinhos e a mãe comerem. Depois fomos ver o sítio onde os patos e as galinhas dormiam e que tinha uma portinha pequena de lado. A seguir fomos ver dois tanques com água a correr onde os patos gostavam de tomar banho. Nós atirávamos milho e o pato que lá estava mergulhava e comia-o. Antes de vir embora fomos conhecer o cão. Era bonito e gostava muito de brincar. Fizemos-lhe festas e depois brincamos na relva.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.